Projeto Plataforma Estreita

Os ambientes marinhos no mundo todo encontram-se sob crescente pressão para exploração de seus recursos. Com o colapso da indústria pesqueira, muitos países reconheceram a necessidade premente por dados com maior resolução espacial para dar suporte às decisões relativas à exploração destes recursos. O manejo bem sucedido destes recursos necessita de uma compreensão adequada das interações entre as espécies e destas com o ambiente em que vivem. Para endereçar este aspecto uma cooperação estreita entre geólogos marinhos e biólogos é necessária. Em regiões de plataforma continental estreita como no litoral baiano, o conhecimento das interações entre organismos e ambientes é ainda mais urgente, pois os recursos pesqueiros são facilmente deplecionados, já que devido à pequena largura da plataforma, as pescarias estão concentradas em poucas áreas de pesca, e um maior número de embarcações tem acesso aos recursos aumentando a intensidade do esforço. 

Bat sem amostras

Fisiografia da Plataforma Continental em Frente ao Rio Joanes (Litoral Norte do Estado da Bahia)

A plataforma continental baiana entre os municípios de Jandaíra e Canavieiras é muito estreita, com uma largura que raramente ultrapassa 25km. Neste trecho mais de 30.000 pessoas dependem da pesca, com grande parte da atividade direcionada para a captura de peixes demersais recifais.  Este projeto teve como objetivo geral utilizar as características geológicas do fundo submarino e comunidades bênticas associadas para identificar as áreas prioritárias para a conservação no trecho de plataforma estreita da costa baiana, de modo a delinear os locais mais adequados para o estabelecimento de zonas de exclusão de pesca com o vistas a reabilitar e conservar os estoques de peixes demersais recifais exploradas nesta região. Duas áreas alvo foram estudadas: Comandatuba e Joanes

Periodo: 2009 - 2011

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Projeto "Estudo Integrado para a Identificação de Áreas Prioritárias para a Conservação na Plataforma Continental Estreita da Bahia"