Projeto Vales

Um vale inciso está presente quando um rio entalha sua planície de inundação de tal maneira que durante os episódios de cheia já não consegue mais transbordar suas margens, ou seja a planície de inundação anterior é abandonada e passa a atuar como uma região de interflúvio. Vales incisos são normalmente o resultado da rápida erosão fluvial da plataforma continental em resposta a descidas do nivel do mar. Posteriormente quando o nivel do mar sobe, os vales incisos são preeenchidos com sedimentos de origem fluvial e estuarina. O preenchimento sedimentar dos vales incisos constitui análogos modernos de acumulações sedimentares no registro geológico que apresentam grande potencial para reservatórios de óleo e gás. 

Untitled

Vale Inciso da Lagoa Encantada

O projeto teve por objetivo o estudo da origem e dos fatores controladores na evolução e história de prenchimento de vales incisos na plataforma continental do Estado da Bahia e dos mecanismos de transferência de sedimentos da zona costeira para o mar profundo através destas estruturas. Os estudos se concentrarão nos vales incisos do Rio Itapicuru e da Lagoa Encantada situados respectivamente no litoral norte (município de Conde) e litoral sul (município de Ilhéus) do Estado da Bahia. O estudo dos mecanismos responsáveis pela origem, evolução e morfologia dos vales incisos holocênicos, sua persistência temporal e sua resposta a fatores externos tais como tectônica, variações do nível do mar e do clima são de fundamental importância para a compreensão da transferência de sedimentos de granulação grossa para o talude e o mar profundo, os quais juntamente com os próprios vales incisos podem vir a constituir excelentes reservatórios para óleo e gás. .

Periodo: 2005 - 2008 

Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - e  Financiadora de Estudos e Projetos. Projeto: "Origem e Evolução dos Vales Incisos da Plataforma Continental da Bahia"